Para tentar descobrir/descortinar/desvelar o diálogo musical que acontece entre os rabequeiros, fomos primeiro atrás dos mestres. Bom, mestre rabequeiro não falta por esse Brasil afora, mas procuramos escolher alguns que já conhecíamos seus interlocutores, isto é, os rabequeiros não-tradicionais que os procuraram.
S. Nelson da Rabeca teve contato com J.E.Gramani, Luiz Henrique Fiaminghi, Thomas Rorher, Esdras Rodrigues, Paula Ferrão entre outros, e foi a nossa primeira escolha. (Marechal Deodoro- AL)
Depois escolhemos S. Luiz Paixão, pelo contato com Siba, Renata Rosa entre outros. (Condado- PE)
Como não podia deixar de ser, incluímos a família Salustiano, pela importância e por estar muito envolvida nessa interface da rabeca em diversos universos musicais. (Recife/Olinda- PE)
Assim, eu, Daniella Gramani e Caroline Pacheco, como assistente de pesquisa, partimos rumo ao Nordeste.
Nesse blog você encontrará um pouco de nossas descobertas e poderá acompanhar nossa viagem.
Nem sempre a gente tem internet, mas sempre que tivermos pretendemos postar.
A idéia do blog é manter uma pesquisa-aberta: reflexões que apareceram ao longo do desenvolvimento do projeto serão postadas aqui, justamente para que possamos conversar com outras pessoas (você!). Estamos te aguardando!
Um comentário:
Parabéns pelo projeto e pela ideia do site. Como admiradora desses grandes mestres, da música e da cultura popular em geral fico muito feliz por isso. Acabei de descobrir o site, ainda vou ler o que vcs já publicaram... :D
Uma coisa, vcs pretendem "entrevistar" Biu Roque também?
Grande abraço!
Dani
Postar um comentário